Aprendizados de 2020: transforme-os em “tasks” para 2021

dez 29, 2020

Aprendizados de 2020: transforme-os em “tasks” para 2021

dez 29, 2020

Gostou? Compartilhe!

Que tal refletirmos juntos sobre os aprendizados de 2020 e transformá-los em tarefas para 2021?

Chegamos no último post de 2020 – finalmente! E, se você está cansado deste ano e ansioso por 365 novas oportunidades, esse texto é para você! 

Na virada de 2019 para 2020, aposto que viu pelo menos um post de algum amigo no Instagram com a hashtag “#vem2020”. Talvez até mesmo você tenha postado, afinal, sempre esperamos com empolgação por um novo ano. 

O mais engraçado – e irônico – é que depois que a pandemia do coronavírus estourou e todos nós entramos em isolamento social, muita gente começou a desejar o novo ano muito tempo antes do que de costume. Resumindo: “#vem2020” não foi uma boa pedida. 

E agora, no final de 2020, estamos aqui torcendo por 2021… 

Mesmo sabendo que, quando o relógio marcar meia-noite, na virada do dia 31 de dezembro pro dia 01 de janeiro, a pandemia ainda continuará por aqui, nós continuamos firmes e fortes tendo esperança por um futuro melhor. 

A nostalgia é boa, mas não podemos desejar a volta ao normal nesta altura do campeonato. Já passamos por tanta coisa que voltar ao normal seria o mesmo que retroceder. 

Lembra daquela música da Kelly Clarkson que diz “what doesn’t kill you makes you stronger”/ “o que não te mata te deixa mais forte”? É exatamente assim que temos que pensar. Estamos bem mais fortes do que no primeiro dia de janeiro de 2020! 

Somos vitoriosos pelo simples fato de estarmos vivos e, mesmo várias coisas não tendo saído como o planejado, sempre há uma oportunidade para tentar novamente. 

Dessa forma, criamos uma lista de “to do tasks” para 2021 baseada nos maiores aprendizados de 2020. Esperamos que faça sentido para você e que agregue ao seu planejamento de ano novo. Continue lendo.

1. Questione mais – e seja a mudança!

O ano de 2020 foi palco de diversas discussões, tais como sociais, políticas, econômicas, entre outras. 

Assuntos como o “racismo” e hashtags como “#blacklivesmatter” (Vidas Negras Importam) receberam holofote devido a tristes acontecimentos, como a morte de George Floyd, nos Estados Unidos. 

black lives matter

Com isso, muitas pessoas passaram a questionar as instituições, os processos governamentais e os sistemas econômicos que perpetuam a injustiça racial.

Segundo a ferramenta Google Trends, que mapeia o comportamento de buscas em um dos maiores buscadores do mundo, “o que é racismo estrutural” alcançou um número histórico de pesquisas no mês de junho. 

Ou seja, este é com certeza um sinal de que muitas pessoas estão procurando se tornar mais conscientes dos reais problemas existentes na sociedade. 

Para 2021, questione mais. Procure entender o porquê das coisas serem do jeito que são hoje e, se preciso, mude para melhor!

2. Pratique a empatia

A pandemia do COVID-19 deixou claro a necessidade de olharmos para o outro ao invés de apenas para nós mesmos. 

covid-19

No pior dos casos, muitas pessoas perderam vidas e deixaram parentes queridos por aqui. Várias pessoas perderam seus empregos, tiveram que parar seus estudos e até mesmo tiveram o sonho da faculdade interrompido como triste consequência da atual situação.

No meio disso tudo, vimos pessoas olhando para o próximo e fazendo sua parte, doando tempo, comida, dinheiro, roupas, máscaras e muito mais para contribuir como podiam. 

Além disso, apoiamos também comércios locais. Por conta da empatia, salvamos a vida não apenas de pessoas, como de pequenos negócios. Já parou para pensar nisso? Animal, não é mesmo?!

A empatia, segundo Brené Brown, é uma habilidade que pode unir as pessoas e fazer com que se sintam incluídas, e é exatamente isso que precisamos para 2021 e para a vida: muito mais o NÓS do que apenas o EU. Aprendizados de 2020 que fala, né?! Quem diria!

3. Dedique-se ao aprendizado contínuo

Se você é leitor do Blog do CNA Go, com certeza deve ter visto os nossos dois posts sobre lifelong learning

Mas, se você nunca se deparou com o tema, aqui vai um spoiler do que é lifelong learning

“Uma coisa que é lifelong é perpétua ou perene, ou seja, dura por toda a sua vida. Já learning, vem do verbo learn, que quer dizer aprender em português. Ou seja, uma das traduções corretas para lifelong learning é aprendizado por toda a sua vida.”

Em resumo, o lifelong learning é o conceito da busca pelo aprendizado contínuo. Ele diz que nós nunca devemos parar de aprender, senão ficamos defasados em meio a toda essa transformação pela qual o mundo passa diariamente.

Você sabia que “como ser professor” foi um dos termos mais pesquisados em 2020? Com as escolas fechadas e as crianças tendo que estudar em casa, os pais passaram a atuar como professores e tiveram que aprender a executar tal tarefa. 

Com certeza aprender a ser professor não estava no plano de muitos pais, até por isso que os seus filhos frequentam a escola. 

Porém, essa necessidade acabou surgindo e os pais tiveram que se virar, encontrar saídas e aprender a ensinar. Quer um exemplo de lifelong learning tão atual quanto esse?!

Ah, outra coisa bem interessante a ser compartilhada é que a palavra “aprender” acompanhada por outro termo, esteve super em alta, o que comprova a tendência do lifelong learning. (Fonte: Google Trends)

>>> Baixe aqui o e-book “Como o lifelong learning pode te ajudar no aprendizado do inglês”.

Na lista de termos pesquisados compostos pela palavra “aprender”, apareceram resultados como:

  • … a tocar violão
  • … a desenhar
  • … a costurar
  • … a ler
  • … programação
  • inglês

(Conta pra gente, nos comentários, o que você aprendeu em 2020 e o que deseja aprender em 2021!)

4. Valorize as “pequenas coisas”

Parece e é clichê, mas precisamos falar sobre isso. 

O distanciamento social fez com que não só ficássemos longe das pessoas que amamos, como parentes e amigos, como também das coisas que amamos, por exemplo, a prática de algum esporte em grupo, os famosos happy hours de sexta-feira, etc. 

Um almoço de domingo na casa dos avós, que acabava fazendo parte da rotina, nunca foi tão valorizado como é agora. O mesmo sentimento se aplica ao abraço, que passou a ser evitado. 

Hoje, a distância é uma demonstração de amor e afeto muito mais do que a presença física. 

São nesses momentos que paramos e refletimos como “pequenas coisas” que antes não recebiam a devida atenção são realmente importantes. 

all we need is love

Em 2021, precisamos voltar a valorizá-las e praticar a atenção plena, evitando distrações desnecessárias. 

Ao sair com alguém, deixe o celular de canto. Preste atenção na conversa, na pessoa, aprecie o momento. Aquela notificação tentadora do WhatsApp ou do Insta podem esperar, ok?


“Ufa… que bom que passou!”

Por mais que você esteja se sentindo aliviado com o final do ano, não passe uma borracha nele. Mesmo nos momentos mais tristes, conseguimos tirar uma carga enorme de aprendizados de 2020. Talvez você não perceba agora, mas com o tempo irá perceber. 

Esperamos que este post tenha te ajudado a refletir sobre os aprendizados de 2020 e tudo o que podemos aprender em momentos que inicialmente parecem não ter nada a somar. 

Que 2021 seja um ano de esperança, de recomeços e de aprendizado… MUITO aprendizado. 

Esses são os votos do time CNA Go!

Gostou? Compartilhe!

+ Textos

Conheça o CNA Go!

Siga @CNA Go

Continue lendo:

Estudar Inglês Aqui ou no Exterior: O Que é Melhor?

Estudar Inglês Aqui ou no Exterior: O Que é Melhor?

Muita gente que deseja aprender o idioma tem vontade de estudar inglês no exterior. Mas, você sabe o que é melhor para você? Com a inclusão do inglês como matéria obrigatória no currículo escolar do Ensino Fundamental, muitas crianças passaram a ter a oportunidade de...

Como melhorar o inglês com 4 hábitos cotidianos

Como melhorar o inglês com 4 hábitos cotidianos

Se você quer saber como melhorar o inglês, definitivamente esse texto é para você! “Como melhorar o inglês” é algo que todos os estudantes do idioma desejam saber - e não é à toa.  Quando começamos a aprender algo, queremos sempre nos aprimorar e ver logo os...

Inglês americano e britânico: qual a diferença?

Inglês americano e britânico: qual a diferença?

Afinal, qual a diferença entre inglês americano e britânico? Essa é uma dúvida que muitas pessoas que estão pesquisando cursos de inglês para começar a estudar o idioma possuem!  O mais engraçado é que muita gente não faz nem ideia de que existe uma diferença até...

3 Comentários

  1. Maria julia

    Muito legal acho q pode se uma experiência legal

    Responder
    • Caroline Volodka

      Oie Maria Julia! Com certeza é sempre bom enxergarmos as coisas de uma forma diferente, sempre extraindo o maior número de aprendizados possível! Que seu 2021 seja incrível!

      Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *